segunda-feira, 22 de setembro de 2008

chegou a primavera!

Hoje às 12:44 (horário de Brasília) chegou a Primavera.

Do ponto de vista astronômico, o Sol, em sua trajetória aparente pelo céu (Eclíptica), passou pelo Equador Celeste marcando o Equinócio de Primavera para nós aqui do Hemisfério Sul e o Equinócio de Outono para os que estão do lado de lá do Equador.


Do ponto de vista biológico chegou a hora de procurar um parceiro ou mais (alguns têm este privilégio) e perpetuar a espécie.

Foto de Emanuel Valentin Correia / Olhares

Nessa luta pela perpetuação das espécies muitos brigam e até matam por um parceiro, mas muitos, inconscientemente, ajudam os não dotados de mobilidade a mandar seus gens aos parceiros distantes e se reproduzirem sem nunca terem se tocado. Pássaros e insetos se encarregam de polinizar as plantas que os alimentam numa coreografia que passa de geração para geração.

Foto de Valdir Rodrigues / Olhares

Como eu sempre digo, nosso dia-a-dia está repleto de Física, Química, Biologia, Astronomia, Matemática e muitas outras, em proporções diversas. Não adianta querer tratar cada uma separadamente. Vamos, então, curtir a Primavera em todos os seus aspectos.

Ano Internacional da Astronomia 2009

Em 20 de dezembro de 2007 a ONU proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia.


O Ano Internacional da Astronomia 2009 comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta será uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Será dado forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.

A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a campos inteiros da Física e da Matemática. Teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço explorados pela humanidade. Forneceu as ferramentas conceituais para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares. Os observatórios sempre estiveram na fronteira da óptica, da mecânica de precisão, da automação, da detecção e processamento de sinais. Hoje telescópios no solo e no espaço captam informações em todas as faixas do espectro eletromagnético, desde os raios-gama à ondas longas de rádio. Ela teve e tem profundo impacto no conhecimento e é uma das mais refinadas expressões do intelecto humano.

Há um século, mal tínhamos idéia da existência de nossa própria galáxia e hoje sabemos que existem centenas de bilhões delas no limite de visibilidade do universo e revelamos sua desabalada carreira para todas as direções. Conseguimos medir com boa precisão a idade e a composição química do universo. Descobrimos um verdadeiro “zoológico” de astros, variando entre densidades mais altas que a do núcleo atômico até mais baixas que o vácuo de laboratório e ambientes com temperaturas de bilhões de graus ao zero absoluto. O céu é um imenso e diversificado laboratório de Física. Mostramos que a vida na Terra está intimamente ligada às estrelas, através dos elementos químicos que elas produziram e da energia que fornecem.

Há poucas décadas, a Astronomia revelou que todas as formas de matéria e energia tratadas pela Física são apenas uma minúscula fração do Universo, dominado pela matéria e energia “escuras”. Não tínhamos meios de demonstrar que as outras estrelas constituem sistemas planetários como o nosso, e em poucos anos já catalogamos mais de 200 planetas extra-solares. Neste início de um novo milênio, nos colocamos um novo desafio, o de detectar vida em outros planetas e de verificar se ela é um produto de leis naturais da evolução da matéria, como prediz o evolucionismo, ou requer uma intervenção externa, como grande parte da humanidade ainda acredita. Qualquer que seja a resposta, o impacto no pensamento humano será enorme e isso pode ocorrer em poucas décadas.

O interesse do público pelo espaço cósmico nunca foi maior, colocando as descobertas astronômicas na primeira página da mídia. O Ano Internacional se propõe a satisfazer a demanda do público por informação e por envolvimento. Não só ao longo do ano de 2009, mas através da herança desta celebração, criando canais de comunicação, programas educacionais a longo prazo e engajando jovens na carreira científica.

A estrutura em rede, com “nós” locais, nacionais e globais permitirá compartilhar recursos e trocar experiências. Ela se tornará um portal onde público, educadores e pesquisadores encontrarão todos os recursos de Astronomia existentes. A definição de metas e objetivos e a avaliação dos resultados permitirão a criação de métodos eficientes de divulgação científica.

As principais metas do IYA2009 são:
• Difundir na sociedade uma mentalidade científica.
• Promover acesso a novos conhecimentos e experiências observacionais.
• Promover comunidades astronômicas em países em desenvolvimento.
• Promover e melhorar o ensino formal e informal da ciência.
• Fornecer uma imagem moderna da ciência e do cientista.
• Criar novas redes e fortalecer as já existentes.
• Melhorar a inclusão social na ciência, promovendo uma distribuição mais equilibrada entre os cientistas provenientes de camadas mais pobres, de mulheres e minorias raciais e sexuais.

(Extraído do site do IYA2009)

terça-feira, 16 de setembro de 2008

carros em raio-x

Desde muito jovem eu gosto de carros e de desenho (não só disso e nem necessariamente nessa ordem), mas nesse assunto, algo que sempre me impressiona é um desenho em raio-x (ou cut-away) de um automóvel. Muito mais fanáticos e ligeiros do que eu, o pessoal da CARTYPE reuniu uma coleção magnífica desses desenhos em um post pra deixar nos favoritos. Desde uma Alfa Romeo 1954 até um Audi A3 Cabriolet ou um Dodge Zeo 2008.

Abaixo um Hammer H2 que pode ser visto bem maior se você clicar na figura.


Saindo do off-road (e alguém faz off-road com um Hammer desses?) vamos para a velocidade com uma Ferrai F40. Fantástica!


Também os logos, como este da PORSCHE, e um pouco da história de cada marca (e são muito mais do que se imagina) estão no CARTYPE.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

mais realismo nos simuladores de corridas

Sou fã e usuário de simuladores de rally e, procurando modelos para fazer um console, me deparei com um detalhe intrigante. Acoplado ao banco de um deles havia um equipamento até então desconhecido para mim, um "body shaker" ou balançador de corpo, numa tradução mais direta.

Trata-se de um sub-woofer sem cone que faz vibrar o banco nas freqüências mais baixas, dando um realismo impressionante aos jogos com muito barulho: motores, tiros, explosões, etc.

O "body shaker" ou "buttkicker" (chutador de bunda) pode ser encontrado à venda no exterior para fixação em poltronas de "home-theater" e mesmo em cinemas.

Empolgado com a idéia (e assustado com os preços) resolvi descobrir como funciona e tentar fazer um com as sucatas caseiras. Como sempre (ou quase) alguém já fez e publicou na internet. Achei um "bem legaus", como dira o André, mas não entendi uma palavra. Está tudo aqui.

Para construir um "body shaker" caseiro você precisa um altofalante de 8 ou 10 polegadas com a bobina em bom estado, mesmo que o cone esteja danificado.

1) Recorte o cone conforme indicado pelas linhas amarelas, com cuidado para não deixar entrar sujeira no cilindro da bobina.

Para a próxima etapa serão necessários duas barras chatas de
3/16" x 7/8" com comprimento maior que o diâmetro externo do altofalante, uma barra roscada de 5/16" x 8", quatro porcas autotravantes de 5/16", dois parafusos 1/4" e um cilindro de fixação especial para fixar o cone à barra roscada. Esta peça deve ser fabricada conforme as dimensões do altofalante. Detalhe abaixo.

2) Fure as barras chatas conforme a foto abaixo e cole o cilindro de fixação ao cone, com cola epoxi, usando a barra roscada como guia. Tudo deve ficar bem centralizado para evitar que a bobina do altofalante se desloque lateralmante. Uma das barras pode ser eliminada, mas isso deixa o conjunto mais frágil.

3) Depois de seco, fixe as barras chatas (2) com uma porca de cada lado, tomando o cuidado de deixar a bobina centralizada verticalmente (1) para aproveitar todo o seu curso.


4) Fixe o conjunto na cadeira ou poltrona usando as porcas 3 e 4. Todo o conjunto deve ficar livre, sem tocar em nada e, de preferência, com o eixo (barra roscada) na vertical.


O cilindro de fixação deve ter aproximadamente a forma do desenho abaixo e pode ser feito de ferro, alumínio ou bronze.

Para fazer funcionar o "body shaker" será necessário um amplificador com potência suficiente para vibrar o altofalante. Aquele amplificador velho, do tempo do vinil e do K7, que está guardado há anos, pode servir. Consulte um técnico de som para ver onde ligar no seu computador ou home theater e divirta-se.

Eu montei uma outra versão mais complicada (incluindo um amplificador) que funcionou magnificamente ... até cair no chão durante uma operação de limpeza. Está agora na lista de tarefas para ser consertada.

Este é meu piloto de provas testando o equipamento.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

carga no bagageiro

Nesses últimos dois anos tive que carregar muita bujiganga no bagageiro do jipe (incluindo um pneu extra no Rally Rota do Frio) e, por não ter sido escoteiro, encontrei um pouco de dificuldade com nós e amarras. Dei uma varrida na internet e, em cada site sobre o assunto, sempre encontrava um monte de nós para os mais diversos usos e alguns para o mesmo uso.
Para amarrar um carga sobre o bagageiro, em princípio, são necessários dois nós. Um para iniciar a amarração e outro para concluir a amarração. O processo, no entanto, precisa de alguns nós extras para a emenda de cordas e para tensionamento da carga. No todo escolhi cinco nós para ter na memória na hora H.

Iniciando a amarração - Para esta tarefa o nó mais adequado que encontrei foi o "buntline hitch" cujo nome em português eu não encontrei. Este nó é fácil de executar, segura bem e pode ser desfeito com facilidade.
Emendando duas cordas diferentes - Quando for necessário emendar cordas de bitolas diferentes (ou mesmo iguais) o "sheet bend" ou nó de escota é o meu predileto. É fácil de executar, é resistente e pode ser desfeito com facilidade. A corda mais escura representa a mais fina, no caso de cordas diferentes.
Emendando duas cordas iguais - Quando for necessário emendar cordas de mesma bitola pode-se usar o "fisherman's knot" ou nó de pescador. Este nó, apesar de ser fácil de executar e ser resistente, pode se tornar difícil de desfazer. Apertando e concluindo - Para tensionar a carga é necessário um nó de apoio que não corra e que seja fácil de desfazer. O "artillery loop" ou nó de arnez é, na minha opinião, o mais indicado.
Feito um nó de arnez próximo ao local de conclusão da amarração basta proceder como indicado na figura abaixo. Antes dos dois nós de conclusão (2x) tensione bem a carga puxando a extremidade livre. Esta configuração multiplica sua força por três tornando mais fácil a tarefa de firmar a carga. Arremate e boa viagem.
Não esqueça de verificar a carga toda vez que parar para aquele descanso durante a viagem.

domingo, 7 de setembro de 2008

astronomia sem telescópio

Em setembro de 2008 os planetas Marte, Vênus e Mercúrio (todos em Virgem) podem ser vistos a olho nu, no Oeste, logo após o pôr-do-sol. Júpiter (em Sagitário) aparece no topo do céu na mesma hora, enorme e brilhante. Já os distantes Urano (em Aquário) e Netuno (em Capricórnio) só podem ser vistos por quem tem um telescópio razoavelmente potente. Mesmo nós, que não temos um telescópio, podemos nos deliciar com essas e outras maravilhas que o céu oferece. Passeie pelo céu e conheça as constelações, planetas, galáxias e nebulosas sem sair de casa, sem ter um telescópio e sem se preocupar se está ou não chovendo ou nublado. Dois softwares gratuitos sensacionais podem ser obtidos na web.

1) WordWide Telescope - Programa gratuito da Microsoft, usa imagens do Telescópio Espacial Hubble, do Telescópio Espacial Spitzer da NASA e de outros telescópios terrestres, para mostrar imagens sem paralelo de estrelas, galáxias e nebulosas.

2) Stellarium - Coloca um planetário grátis em seu PC. Este programa não é tão rebuscado como o da Microsoft, mas é muito mais rápido e amigável. Seu catálogo padrão oferece mais de 600 mil estrelas e módulos adicionais podem elevar este número para mais de 21 milhões.
Em ambos você define seu local de observação (coordenadas) e pode acompanhar o céu em qualquer data. Istale os dois e divirta-se.

As imagens abaixo são do Stellarium exibindo Marte, Vênus e Mercúrio às 18:46 do dia 7 de setembro de 2008.





sábado, 6 de setembro de 2008

miniaturas em papel

Para quem gosta de rally e tem habilidade manual, este site oferece modelos de carros e caminhões para imprimir, recortar e montar. Ainda não montei nenhum, mas já estão na lista de tarefas. Para os netos, é claro.


minhas miniaturas

Esta é uma das minhas paixões. Uma das que eu posso pagar ... rsrs
Estas miniaturas de carros de rally, em escala 1:43, fazem parte da coleção "100 anos do automóvel de competição" da Editora Planeta DeAgostini. A coleção completa tem carros de outras categorias. O mostruário é de minha autoria e tem iluminação interna.

meus netos

Esta é minha primeira incursão no mundo dos blogs (como autor) e vou começar exibindo meus netos:
Tales (8 anos) e Leonardo (2 meses).