sábado, 20 de março de 2010

fotografia digital (1)

Resolvi escrever este post - como o primeiro de uma série - para explicar a fotografia digital de forma simples e objetiva para meu neto Tales e minha sobrinha Juliana que estão se aventurando nesta arte. De quebra posso ajudar mais alguém que se interesse pelo assunto. Começando pelas perguntas elementares e depois complicando as coisas aos pouquinhos vamos, como se diz, comer pelas beiradas.

O que é pixel? Uma das primeiras palavras novas com que nos deparamos ao iniciar na fotografia digital é o pixel, mas o que significa isso? PIX é uma abreviatura em inglês para picture que significa imagem. EL vem de element ou elemento. Juntando os dois temos algo que pode ser traduzido como elemento de imagem.

Até aí tudo bem, mas o que realmente significa um elemento de imagem? Elemento de imagem é uma parte da imagem que não pode ser dividida. É como um grãozinho de imagem e que tem uma característica muito importante: tem somente uma cor.

Guarde bem. CADA PIXEL TEM SOMENTE UMA COR.

Qual o tamanho de um pixel? Um pixel armazenado num arquivo do seu disco ou pendrive não tem tamanho, tem somente informações sobre a sua cor. O tamanho do pixel é definido quando a imagem é exibida na tela do monitor ou impressa na impressora.
Para entender isso vamos ver imagens com diferentes quantidades de pixels. Olhe com atenção as imagens abaixo.
A primeira tem 16 pixels (4 de largura por 4 de altura);
a segunda tem 100 pixels (10 de largura por 10 de altura);
a terceira tem 400 pixels (20 de largura por 20 de altura) e
a quarta tem 4.000 pixels (200 de largura por 200 de altura).



Cada uma dessas imagens pode ser impressa em qualquer tamanho, desde um selo até um banner gigante. Quanto maior a imagem impressa maiores serão os pixels. Mais tarde veremos como isso funciona em detalhes.

Veja abaixo a imagem #4 ampliada.

O que é megapixel? Esta é outra palavrinha que é associada a imagens digitais e é usada como referência para se decidir por uma ou por outra câmera. Nem sempre de forma correta, mas isso vou explicar depois. A palavra mega vem do grego e é usada na física e na matemática para expressar um milhão de vezes alguma coisa. No nosso caso o pixel. Um megapixel, então, significa um milhão de pixels.

Na imagem #4, acima, ja vimos que a quantidade de pixels cresceu bastante. Imagine agora uma imagem com 2.000 pixels de largura e 2.000 pixels da altura. Multiplique um pelo outro e descobrirá que a quantidade de pixels desta imagem será de 4 milhões ou, para simplificar, 4 megapixels.

O que é aspect ratio? As imagens obtidas com câmeras digitais são retangulares e não quadradas como as acima. Elas têm, geralmente, a proporção 4:3 (leia quatro por três) o que representa a relação entre a largura da imagem e a altura de imagem. Dizendo de outra forma, a largura da imagem é um número multiplicado por 4 enquanto a altura da imagem é o mesmo número multiplicado por 3.

Vamos a um exemplo para ficar mais claro. Numa imagem com 1.600 pixels de largura e 1.200 pixels de altura, se dividirmos o 1.600 por 4 teremos 400 e se dividirmos 1.200 por 3 teremos os mesmos 400. Esta é uma imagem com aspect ratio 4:3.

O tamanho desta imagem, em megapixels, é obtido multiplicando a largura pela altura, o que dá 1.920.000 pixels ou 1,92 megapixels.

Mais adiante veremos quais os tamanhos de imagem poderemos usar para imprimir as fotografias e outros valores para o aspect ratio.

Nenhum comentário: