domingo, 7 de setembro de 2008

astronomia sem telescópio

Em setembro de 2008 os planetas Marte, Vênus e Mercúrio (todos em Virgem) podem ser vistos a olho nu, no Oeste, logo após o pôr-do-sol. Júpiter (em Sagitário) aparece no topo do céu na mesma hora, enorme e brilhante. Já os distantes Urano (em Aquário) e Netuno (em Capricórnio) só podem ser vistos por quem tem um telescópio razoavelmente potente. Mesmo nós, que não temos um telescópio, podemos nos deliciar com essas e outras maravilhas que o céu oferece. Passeie pelo céu e conheça as constelações, planetas, galáxias e nebulosas sem sair de casa, sem ter um telescópio e sem se preocupar se está ou não chovendo ou nublado. Dois softwares gratuitos sensacionais podem ser obtidos na web.

1) WordWide Telescope - Programa gratuito da Microsoft, usa imagens do Telescópio Espacial Hubble, do Telescópio Espacial Spitzer da NASA e de outros telescópios terrestres, para mostrar imagens sem paralelo de estrelas, galáxias e nebulosas.

2) Stellarium - Coloca um planetário grátis em seu PC. Este programa não é tão rebuscado como o da Microsoft, mas é muito mais rápido e amigável. Seu catálogo padrão oferece mais de 600 mil estrelas e módulos adicionais podem elevar este número para mais de 21 milhões.
Em ambos você define seu local de observação (coordenadas) e pode acompanhar o céu em qualquer data. Istale os dois e divirta-se.

As imagens abaixo são do Stellarium exibindo Marte, Vênus e Mercúrio às 18:46 do dia 7 de setembro de 2008.





Nenhum comentário: