quarta-feira, 10 de setembro de 2008

carga no bagageiro

Nesses últimos dois anos tive que carregar muita bujiganga no bagageiro do jipe (incluindo um pneu extra no Rally Rota do Frio) e, por não ter sido escoteiro, encontrei um pouco de dificuldade com nós e amarras. Dei uma varrida na internet e, em cada site sobre o assunto, sempre encontrava um monte de nós para os mais diversos usos e alguns para o mesmo uso.
Para amarrar um carga sobre o bagageiro, em princípio, são necessários dois nós. Um para iniciar a amarração e outro para concluir a amarração. O processo, no entanto, precisa de alguns nós extras para a emenda de cordas e para tensionamento da carga. No todo escolhi cinco nós para ter na memória na hora H.

Iniciando a amarração - Para esta tarefa o nó mais adequado que encontrei foi o "buntline hitch" cujo nome em português eu não encontrei. Este nó é fácil de executar, segura bem e pode ser desfeito com facilidade.
Emendando duas cordas diferentes - Quando for necessário emendar cordas de bitolas diferentes (ou mesmo iguais) o "sheet bend" ou nó de escota é o meu predileto. É fácil de executar, é resistente e pode ser desfeito com facilidade. A corda mais escura representa a mais fina, no caso de cordas diferentes.
Emendando duas cordas iguais - Quando for necessário emendar cordas de mesma bitola pode-se usar o "fisherman's knot" ou nó de pescador. Este nó, apesar de ser fácil de executar e ser resistente, pode se tornar difícil de desfazer. Apertando e concluindo - Para tensionar a carga é necessário um nó de apoio que não corra e que seja fácil de desfazer. O "artillery loop" ou nó de arnez é, na minha opinião, o mais indicado.
Feito um nó de arnez próximo ao local de conclusão da amarração basta proceder como indicado na figura abaixo. Antes dos dois nós de conclusão (2x) tensione bem a carga puxando a extremidade livre. Esta configuração multiplica sua força por três tornando mais fácil a tarefa de firmar a carga. Arremate e boa viagem.
Não esqueça de verificar a carga toda vez que parar para aquele descanso durante a viagem.

Nenhum comentário: