sexta-feira, 12 de setembro de 2008

mais realismo nos simuladores de corridas

Sou fã e usuário de simuladores de rally e, procurando modelos para fazer um console, me deparei com um detalhe intrigante. Acoplado ao banco de um deles havia um equipamento até então desconhecido para mim, um "body shaker" ou balançador de corpo, numa tradução mais direta.

Trata-se de um sub-woofer sem cone que faz vibrar o banco nas freqüências mais baixas, dando um realismo impressionante aos jogos com muito barulho: motores, tiros, explosões, etc.

O "body shaker" ou "buttkicker" (chutador de bunda) pode ser encontrado à venda no exterior para fixação em poltronas de "home-theater" e mesmo em cinemas.

Empolgado com a idéia (e assustado com os preços) resolvi descobrir como funciona e tentar fazer um com as sucatas caseiras. Como sempre (ou quase) alguém já fez e publicou na internet. Achei um "bem legaus", como dira o André, mas não entendi uma palavra. Está tudo aqui.

Para construir um "body shaker" caseiro você precisa um altofalante de 8 ou 10 polegadas com a bobina em bom estado, mesmo que o cone esteja danificado.

1) Recorte o cone conforme indicado pelas linhas amarelas, com cuidado para não deixar entrar sujeira no cilindro da bobina.

Para a próxima etapa serão necessários duas barras chatas de
3/16" x 7/8" com comprimento maior que o diâmetro externo do altofalante, uma barra roscada de 5/16" x 8", quatro porcas autotravantes de 5/16", dois parafusos 1/4" e um cilindro de fixação especial para fixar o cone à barra roscada. Esta peça deve ser fabricada conforme as dimensões do altofalante. Detalhe abaixo.

2) Fure as barras chatas conforme a foto abaixo e cole o cilindro de fixação ao cone, com cola epoxi, usando a barra roscada como guia. Tudo deve ficar bem centralizado para evitar que a bobina do altofalante se desloque lateralmante. Uma das barras pode ser eliminada, mas isso deixa o conjunto mais frágil.

3) Depois de seco, fixe as barras chatas (2) com uma porca de cada lado, tomando o cuidado de deixar a bobina centralizada verticalmente (1) para aproveitar todo o seu curso.


4) Fixe o conjunto na cadeira ou poltrona usando as porcas 3 e 4. Todo o conjunto deve ficar livre, sem tocar em nada e, de preferência, com o eixo (barra roscada) na vertical.


O cilindro de fixação deve ter aproximadamente a forma do desenho abaixo e pode ser feito de ferro, alumínio ou bronze.

Para fazer funcionar o "body shaker" será necessário um amplificador com potência suficiente para vibrar o altofalante. Aquele amplificador velho, do tempo do vinil e do K7, que está guardado há anos, pode servir. Consulte um técnico de som para ver onde ligar no seu computador ou home theater e divirta-se.

Eu montei uma outra versão mais complicada (incluindo um amplificador) que funcionou magnificamente ... até cair no chão durante uma operação de limpeza. Está agora na lista de tarefas para ser consertada.

Este é meu piloto de provas testando o equipamento.

Nenhum comentário: